fbpx

3 melhores práticas para a mudança do processo de contabilidade

Como sobreviver à nova era tecnológica?
4 de julho de 2018
86% das empresas têm alguma irregularidade com o fisco
31 de julho de 2018

3 melhores práticas para a mudança do processo de contabilidade

Por Michael Shultz, diretor de Finance Transformation da Blackline

Ao longo de toda a minha carreira, os sistemas vêm sendo continuamente renovados para acompanhar o avanço da tecnologia. Agora que as mudanças são cada vez maiores e acontecem cada vez mais rápido, você consegue imaginar o que os próximos cinco anos trarão?

Quando o foco é a implantação de um sistema novo e aprimorado, é fácil direcionar as mudanças tecnológicas e as etapas táticas para atualizar processos e cumprir prazos. No entanto, também pode ser fácil esquecer alguns dos fundamentos mais básicos que fazem parte da mudança de processo.

A melhoria de processos tornou-se um marco permanente no cenário contábil e financeiro atual. Aqui estão três práticas recomendadas para ajudá-lo a implementar com sucesso a mudança:

  1. Saiba porque o processo está mudando

Às vezes, estamos tão focados na nova maneira de fazer as coisas, que descartamos sistemas existentes que estão funcionando bem. Certifique-se de que a mudança seja realmente necessária e feita pelas razões certas.

Se você não concordar com o motivo da mudança e se a equipe de gerenciamento estiver avançando mesmo assim, adote uma perspectiva positiva. É sua responsabilidade apoiar as decisões tomadas pela organização, concentrando-se no positivo. Tenha em mente: será um longo caminho.

  1. Defina a meta para que o sucesso possa ser medido

Outro erro comum é estar tão focado em mudar o processo, que nos esquecemos a verdadeira razão da mudança.

Comece com o objetivo em mente e trabalhe de trás para frente para desenvolver uma estratégia que o ajude a alcançar esse objetivo. Dê a si mesmo alguns pontos de verificação ao longo do caminho para garantir que você está indo na direção certa.

  1. Não esqueça as pessoas

A verdade é que processo é sobre pessoas e … contadores não são exatamente conhecidos por amar mudanças! Envolva os membros de sua equipe durante todo esse processo, incentivando-os a contribuir, compartilhar opiniões e participando efetivamente.

Tenha em mente aqueles de fora do departamento que podem confiar nesse processo ou os auditores responsáveis por monitorar os resultados.

Criar o nível mais alto de adesão é fundamental, já que a maioria de nós se adapta muito mais rapidamente quando temos uma opinião sobre como nossas vidas estão sendo alteradas.

Fonte: Blackline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *