Seus colaboradores, contadores e analistas são apaixonados por seus empregos? Eles entram no escritório todos os dias ansiosos, entusiasmados e motivados para trabalhar? Ou eles andam frequentemente doentes? O que você faz para engajar o seu time financeiro?
Uma equipe não engajada pode ter um efeito significativamente negativo na produtividade, nos níveis de serviço ao cliente e na retenção. Isso pode ser um problema sério, desequilibrando a dinâmica de sua equipe e arriscando erros nos resultados financeiros e contábeis.
No ambiente contábil moderno de hoje, o envolvimento dos funcionários é sempre um tópico interessante a ser discutido – especialmente para uma equipe altamente técnica e qualificada como Finanças e Contabilidade.
O engajamento é um conceito-chave no gerenciamento de mudanças, à medida que as organizações passam de um ambiente manual para processos mais automatizados. Isso começa com o feedback e a comunicação aberta entre a gerência e sua equipe.
O sucesso de cada equipe é um reflexo direto de seu gerente. Criar a equipe mais eficaz significa entender como liderar cada um de seus contadores e colocar as necessidades e o desenvolvimento deles à frente dos seus.
Esta não é uma tarefa fácil. No entanto, se for bem-sucedido, pode gerar altos resultados e uma equipe de alto desempenho. Aqui estão as boas notícias: existem várias maneiras de fazer sua equipe se sentir mais inspirada e muitas dessas táticas podem ser incorporadas às suas operações diárias.
Desafio você a levar seus contadores para o próximo nível. Muitos contadores veem a contabilidade como uma tarefa, não como uma oportunidade. Então, como mudamos essa percepção na Contabilidade? A maneira mais eficaz é mostrar às nossas equipes como o trabalho deles faz diferença e como suas contribuições afetam os resultados.
Existem várias áreas-chave para nos ajudar a envolver nossas equipes e trazer equilíbrio às nossas funções financeiras e contábeis. O mais importante é a comunicação. Seus contadores precisam saber o “porquê” das transações, diários e análises – não apenas os procedimentos.
Como líder de equipe, você deseja tornar visíveis para suas equipes as metas e prioridades para os negócios mais amplos. Eles precisam entender a meta e a importância das prioridades, e todas as metas devem estar alinhadas com os KPIs da Contabilidade.
Os objetivos devem ser realistas e alcançáveis. Certifique-se de estar continuamente focado em automatizar qualquer tarefa manual e tediosa que esteja diminuindo a produção e a motivação.
Além disso, certifique-se de adicionar incentivos e recompensas motivadores para suas equipes. Sempre recompense um desempenho excepcional à medida que se esforça para desenvolver funcionários altamente qualificados, engajados e operando em todo o seu potencial.
Fonte: Blackline Magazine