COMO ACABAR COM A CULPA DO FECHAMENTO E ENTREGAR RESULTADOS CONFIÁVEIS

Como aumentar sua confiança no fim do mês
CONFIANÇA: COMO AUMENTAR A SUA – ESPECIALMENTE NO FIM DO MÊS
6 de fevereiro de 2020
Reduza riscos, aumente a rentenção e atraia os melhores talentos
Reduza riscos em contabilidade, aumente a retenção e atraia os melhores talentos
4 de março de 2020

COMO ACABAR COM A CULPA DO FECHAMENTO E ENTREGAR RESULTADOS CONFIÁVEIS

Como acabar com a culpa do fim do mês

Como acabar com a culpa do fim do mês

Parte 2 da série de posts sobre os riscos dos processos manuais

Faltam cinco minutos para a reunião mensal de análise de negócios. Suas mãos estão suadas, sua respiração acelerada e você está se preparando para a culpa que sabe que está por vir. Será que os resultados são confiáveis?

Sua equipe de contabilidade passou dias reconciliando manualmente as contas, comparando um alto volume usual de transações e procurando algum sentido nas várias versões de planilhas e listas de verificação. Mas, à medida que os contadores se esforçam para alcançar a linha de chegada, trabalhando até tarde da noite e nos fins de semana, muitas vezes não têm tempo para fazer uma verificação minuciosa de alto nível ou uma análise completa das variações e se apressam para montar o pacote de relatórios a tempo para aquela infame reunião.

Como resultado, esta reunião é conhecida por surpresas e perguntas que criam tensão dentro da equipe. Ao entrar na revisão mensal, você espera que não haja erros flagrantes – mas também não pode ter certeza de que os números são sólidos. E você sabe que, se as projeções não estiverem disponíveis, a contabilidade assumirá a culpa.

A pior parte é que todo mês é como um déjà vu. Você entra na reunião mentalmente preparada para os apontamentos de dedo, simplesmente porque é assim que as coisas são.

Os contadores se esforçam para serem respeitados como parceiros de negócios valiosos que oferecem resultados confiáveis. Mas como sua organização depende de processos manuais, esse ideal parece nada mais que um sonho.

Soa familiar?

O medo constante que te mantém acordado à noite

O que mantém os controladores acordados à noite? É que, apesar de seus esforços, algo foi esquecido. Há um erro não intencional que não é pego, ou pior, é pego por um auditor ou por um terceiro.

Com processos manuais, você está programado para falhar. Você não pode pegar tudo, então faz o seu melhor, concentrando-se nas áreas de maior risco e espera que seja o suficiente.

A pior parte é que você está ciente do risco inerente, mas se sente sobrecarregado com a ideia de redesenhar todo o próximo processo de fechamento para resolvê-lo.

Aqui está a boa notícia: existe uma maneira melhor para entregar resultados confiáveis no final do mês. E não precisa ser um esforço que consome tudo.

Uma solução unificada com benefícios imediatos e resultados confiáveis

A automação de processos foi projetada para automatizar qualquer processo manual e repetitivo. Uma plataforma de automação e controles financeiros baseada em nuvem adiciona eficiência e visibilidade a todo o fechamento financeiro, atuando como um hub centralizado para dados do razão geral, dados de contabilidade e outros dados financeiros relevantes de várias fontes e aplicativos.

Essa solução conecta os dados e fornece notificações inteligentes e oportunas de alterações no balanço, estabelecendo as bases para a integridade do balanço. Normalmente, softwares baseados em nuvem são fáceis de configurar e oferecem um rápido retorno do investimento.

Você acabou de dar um suspiro de alívio? Você não está sozinho e o melhor ainda está por vir. As organizações líderes estão experimentando esses benefícios imediatos que aumentam com o tempo à medida que aprimoramentos adicionais são realizados.

Eficiência e automação

As regras de negócios podem ser aplicadas a dados e transações, permitindo a certificação do sistema de certas contas quando critérios pré-determinados forem atendidos. Os modelos de reconciliação preenchem previamente os principais campos, antecipam itens relevantes e até amortizam os pré-pagos automaticamente.

Essas soluções economizam um esforço considerável, reduzem os riscos e permitem que contadores altamente qualificados se concentrem em áreas mais críticas ou de alto risco.

Controle e conformidade

A tecnologia fornece uma estrutura de conformidade confiável para atividades de fechamento financeiro, incluindo lançamentos contábeis manuais, reconciliações de contas de balanço, análise de variações e revisões no nível de transação. Eles são projetados em torno de controles, que garantem que os principais processos sejam seguros, padronizados, repetíveis e, sempre que possível, automatizados.

Uma solução unificada reduz drasticamente o risco de distorção e minimiza possíveis falhas de controle. Ele também fornece uma trilha de auditoria clara e garante a segregação de tarefas.

O impacto mais significativo é combater o aumento do custo de conformidade, com economia em todos os níveis do processo.

Veja também: A democratização da tecnologia

Visibilidade e Transparência

Quando se trata de processos de fechamento financeiro, a visibilidade é imperativa. Papel, encadernadores, salas de armazenamento, unidades compartilhadas e planilhas espalhadas por muitos locais criam confusão e falta de transparência.

As soluções de automação transformam o fechamento em um processo transparente e gerenciável. As informações são rápida e facilmente disseminadas por meio de painéis poderosos e relatórios personalizáveis.

Essas soluções são projetadas para rastrear KPIs, documentar o progresso e destacar riscos, incluindo os riscos causados ​​por ajustes necessários, inadimplências e processos incompletos. Os gerentes podem identificar rapidamente possíveis problemas e resolvê-los antes que eles afetem os negócios. O melhor de tudo é que os controladores podem finalmente dormir profundamente durante a noite.

Confira a primeira parte da série de posts sobre os riscos dos processos manuais

Fonte: Blackline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *