fbpx

Contabilidade Gerencial — Como a contabilidade te auxilia na tomada de decisões

Empresas gastam R$ 65 bilhões por ano para seguir normas fiscais
6 de novembro de 2018
Como usar a nuvem para reformular o mercado de software fiscal
14 de novembro de 2018

Contabilidade Gerencial — Como a contabilidade te auxilia na tomada de decisões

O empreendedor que não tem plena ciência dos números do seu negócio corre grande perigo! Saiba como tomar decisões precisas, baseando-se em dados concretos, com a contabilidade gerencial!

No mercado, é muito importante saber a fundo como anda a situação financeira da sua empresa, contudo, sabemos que não é fácil passar o dia analisando números quando você tem que se preocupar com a operação, e, por isso, você precisa da contabilidade gerencial.

Problemas financeiros e contábeis são um pesadelo para qualquer empreendedor, não precisamos nem citar as temidas multas da Receita Federal e como elas impactam o caixa da sua empresa.

No entanto, com a contabilidade gerencial, além dos serviços contábeis como a escrituração fiscal da sua empresa, você ganha um aliado a mais para proteger a sua empresa de graves problemas financeiros.

Então, vamos entender do que ela se trata:

Contabilidade gerencial, o que é e para que serve?

A contabilidade gerencial, também chamada de contabilidade de gestão, é um conjunto de técnicas e procedimentos que buscam por entender a situação financeira da empresa, a fim de proporcionar maior embasamento para que as suas tomadas de decisões sejam precisas.

Para isso, assim como a contabilidade financeira, são feitos relatórios das suas movimentações e transações, com o objetivo de se obterem análises concisas dos dados da sua empresa.

Todo esse processo é passado ao empreendedor de maneira completa e abrangente, assim, possíveis erros, ocasionados por decisões precipitadas, podem ser evitados de maneira efetiva e sem causar maiores prejuízos à empresa.

No entanto, a contabilidade gerencial pode ir muito além da prevenção de erros!

Contabilidade gerencial como fator de sucesso para o seu negócio

Se a palavra-chave do sucesso empresarial é “dinamização”, a contabilidade gerencial tem o que é preciso para que a sua empresa se destaque no mercado com processos dinâmicos e com custos muito baixos.

Através da contabilidade gerencial é possível identificar o custo por produção dos seus departamentos, o que significa que você pode saber, de maneira assertiva, todos os dados financeiros referentes a eles.

E se você busca por maior lucratividade, é exatamente disso que o caixa da sua empresa precisa!

Por meio dessas análises você, agora, com total ciência da situação financeira da sua empresa, pode cortar custos desnecessários e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade.

Além de também ser possível remanejar o seu capital para que seja possível investir em outros departamentos, processos ou materiais que tragam maior retorno para o seu negócio.

Mas, para que fique claro, essas são ações que variam de empresa para empresa, a contabilidade gerencial precisa, primeiro, entender a situação do seu negócio, para depois oferecer informações sobre o que está mais crítico dentro do seu empreendimento.

As informações geradas podem ser de grande ajuda tanto para decisões estratégicas a longo prazo quanto para ajustes mais emergentes.

Neste processo, o contador possui um papel fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. Estando presente não apenas nos números, mas também auxiliando você a tomar as melhores decisões rumo a um caminho de sucesso. Experimente ferramentá-lo com soluções de automação e você verá o quanto sua empresa tende a ganhar.

Quer saber mais? Fale com a eResult!

Fonte: PG Contabilidade (com adaptações eResult)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *