fbpx

Desafios da contabilidade manual em tempos de pandemia

O RISCO DA RECONCILIAÇÃO MANUAL DE DETALHES TRANSACIONAIS
14 de abril de 2020
A inteligência artificial na contabilidade
14 de maio de 2020

Desafios da contabilidade manual em tempos de pandemia

O processo contábil manual tradicional não é sustentável e demanda muito tempo e esforço da área contábil e demais áreas envolvidas no processo.

Os processos manuais e as tarefas repetitivas são muito caros, não permitem mudanças e geram riscos desnecessários.

Esses desafios são ainda mais exacerbados nesta era de pandemia em que as equipes de F&A estão trabalhando em localidades diversas, mas devem manter a conformidade e o controle.

A seguir, elencamos os principais desafios enfrentados pela contabilidade em meio à resposta pandêmica do coronavírus:

  • A continuidade é uma preocupação, pois a maioria das equipes opera de forma enxuta e depende muito de recursos, conhecimento ou um único profissional para executar tarefas críticas;
  • Um ambiente de trabalho remoto é menos eficiente a curto prazo, pois não permite a tomada de decisões rápidas, nem visualizar o status dos processos em tempo real;
  • Algumas empresas confiam apenas em planilhas e documentos não estruturados, encaminhados por e-mail e sujeitos a erro humano, um grande risco;
  • Volume intenso de reuniões remotas para realizar o fechamento;
  • As empresas não tiveram tempo hábil para se preparar para realizar o fechamento e apresentação do primeiro trimestre através do trabalho totalmente remoto;
  • Desafios econômicos que estão resultando em férias e demissões e o compartilhamento ou eventual perda dos documentos relativos a essas pessoas, necessários ao processo;
  • Auditorias e revisões também devem ser conduzidas remotamente, o que exige gerenciamento de listas PBC e testes substantivos e de controle a serem reavaliados;
  • A gestão e os relatórios financeiros serão um desafio significativo, pois atualizar projeções, fatores de risco e outras divulgações exigirão novas informações e análises;
  • Rastreamento dos registros fiscais exigidos;
  • Continuação da adoção dos novos padrões contábeis exigidos (receita, leasing);
  • Incentivos fiscais e outras reações regulatórias à pandemia estão evoluindo rapidamente e deve ser considerado nos resultados, o que possibilita uma realocação de recursos mais assertiva;
  • Principais premissas e contribuições para julgamentos e estimativas contábeis poderão mudar, exigirão esforço adicional e provocarão impacto nos resultados;
  • Todos esses novos fatores estão adicionando ainda mais esforços às equipes de contabilidade e finanças, já sobrecarregadas.

Existe solução!

Muitas empresas acabaram acelerando o seu processo de transformação digital para dar conta dos atuais desafios do trabalho remoto. A utilização de novas tecnologias para realizar o fechamento financeiro e contábil à distância se tornou realidade em diversas organizações que, apesar da pandemia, precisam seguir em conformidade. A Blackline é uma dessas tecnologias. A seguir, confira as respostas da plataforma para cada um dos desafios apresentados:

  • A BlackLine ajuda as organizações a adotar a contabilidade moderna;
  • Fornece resultados precisos com confiança de qualquer lugar. Conheça a contabilidade, requisitos e necessidades comerciais contínuas para análise de desempenho, planejamento e tomada de decisão à luz deste novo cenário;
  • Permite a criação de um perfil remoto para o auditor (externo e interno), com acesso definido de acordo com a estratégia da empresa, evitando atrasos na entrega dos trabalhos, agilidade, transparência, confiabilidade nos números e redução prazo e custos com os serviços de auditoria;
  • Precisão, controle e consistência em todos os processos. Reduz erros e riscos com processos padronizados, unificados em uma plataforma SaaS, com fluxo de trabalho e controles incorporados em todos os processos da contabilidade;
  • Direciona a responsabilidade e parceria através da visibilidade dos processos em tempo real. Maior visibilidade torna o trabalho mais eficiente, garante confiança no status dos processos e gera maior confiança em toda a organização;
  • Gerenciamento PBC (gerenciamento do processo de revisão) e compartilhamento de informações de forma eficiente e segura;
  • Gerenciamento de tarefas e documentos. Retenção de documentos críticos, acompanhamento em tempo real da progressão dos trabalhos realizados para o fechamento e outras tarefas-chave de F&A em um só lugar;
  • Certificação automática de mais de 65% das conciliações, eliminando tarefas repetitivas.

Através de uma implementação totalmente remota, em curto prazo, sua empresa estará preparada para enfrentar os desafios que ainda teremos pela frente e contará, principalmente, com uma nova contabilidade mais transparente, mais eficiente, mais moderna e mais preparada para um futuro, que esperamos, esteja muito próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *