O que é contabilidade estratégica e quais são os seus benefícios?

Como engajar seu time financeiro
Como engajar o seu time financeiro
14 de novembro de 2019
A democratização da tecnologia
A democratização da tecnologia
4 de dezembro de 2019

O que é contabilidade estratégica e quais são os seus benefícios?

O que é contabilidade estratégica

O que é contabilidade estratégica

A participação da contabilidade dentro das empresas durante muito tempo se reduziu à execução de processos técnicos e cumprimento de obrigações acessórias. Contudo, com o passar dos anos e evolução dessa importante ciência, hoje já se fala em uma contabilidade estratégica.

A contabilidade estratégica, de certa forma, rompe com o modelo tradicional, mas não por abandonar a execução de tarefas operacionais. Na realidade, nesse novo modelo, além das rotinas mais técnicas — ligadas ao cumprimento de obrigações, lançamento e recolhimento de tributos e gestão financeira — estão presentes as atividades típicas de consultoria, fazendo do contador um parceiro da empresa.

Nesse cenário, a contabilidade estratégica vem para somar esforços na condução de negócio, independentemente do seu porte ou tipo. Com o apoio de profissionais da área, líderes e empreendedores conseguem ampliar sua visão sobre o negócio, sobre a sua realidade financeira e tomam decisões com mais segurança e precisão.

Preparamos um artigo completo para que você entenda melhor o que é a contabilidade estratégica e quais são os seus benefícios. Acompanhe!

O que é a contabilidade estratégica?

Tradicionalmente, a contabilidade é uma ciência que tem uma grande representatividade na realidade dos negócios. Por estar associada diretamente com gestão de documentos, coleta, registro e organização de dados relacionados ao patrimônio e às finanças da empresa, além de ser responsável por cumprir diferentes expedientes técnicos impostos por lei, esse setor é vital para a sobrevivência e crescimento do negócio.

No entanto, com o passar dos anos e evolução dos conceitos e metodologias envolvidas com a contabilidade, hoje já se fala em um formato mais atualizado: a contabilidade estratégica. Esse termo vai além da contabilidade operacional, que é focada na execução de processos, para assumir uma posição de destaque na parte de planejamento, isto é, na condução da empresa.

Hoje, a contabilidade estratégica é um dos pilares para a tomada de decisão de líderes e gestores, pois é capaz de oferecer um suporte informativo rico, concreto e preciso sobre a realidade operacional da empresa, o que é muito útil na hora de entender a sua performance, projetar cenários e contornar dificuldades.

Na prática, a contabilidade estratégica concentra seus esforços em atividades essenciais, como:

  • estruturação de planos e estratégias econômicas;
  • desenvolvimento de um bom planejamento tributário;
  • fixação e cumprimento de metas;
  • contribuição com a concretização dos objetivos do negócio.

Indo além, a contabilidade estratégica também é capaz de impactar positivamente a rotina da empresa ao participar mais ativamente dos seus processos e decisões. Nesse sentido, pode-se afirmar que esse setor é muito importante na otimização de pontos como:

  • utilização de recursos;
  • identificação de vulnerabilidades financeiras;
  • leitura do mercado e concorrentes;
  • comunicação interna e externa;
  • visibilidade dos custos;
  • mensuração de resultados e acompanhamento de indicadores.

Por fim, fica claro que a contabilidade estratégica está muito mais envolvida com a rotina do negócio, auxiliando em diversos processos, indo muito além do controle patrimonial e execução de processos técnicos e burocráticos.

Quais são os benefícios desse método de gestão?

No dia a dia, a contabilidade estratégica é capaz de agregar uma série de benefícios para os negócios que a utilizam. A seguir, mostramos alguns dos principais.

É uma vantagem frente aos concorrentes

Enquanto muitos dos seus concorrentes estão presos na burocracia dos números e nos expedientes técnicos, com a contabilidade estratégica, você pode ter um aproveitamento muito mais amplo e rico desse setor.

A partir de análises mais detalhadas, a contabilidade estratégica é um diferencial valioso na tomada de decisão, o que ajuda a empresa a entender o cenário e atuar de forma mais competitiva frente aos seus concorrentes.

Proporciona uma visão mais detalhada e ampla das operações do negócio

Um dos fundamentos da contabilidade estratégica é a transparência. Assim, sua missão envolve a análise pormenorizada das atividades e os resultados do negócio, deixando claro todo o cenário para os tomadores de decisão.

Isso significa que a todo momento os líderes têm acesso a dados concretos e reais das finanças do negócio. Esse fato, na prática, permite decisões mais acertas, além da redução de riscos, por exemplo, de endividamento e de compromissos de longo prazo sem as devidas projeções.

Otimiza o processo de tomada de decisões

Mais uma vez, pontuamos a tomada de decisão como um dos grandes diferenciais da contabilidade consultiva. O fato é que nesse modelo os dados são mais bem estruturados e trabalhados, o que oferece mais visibilidade para os gestores e facilita bastante a tomada de decisão.

A exemplo, se o líder empresarial conhece bem as contas da empresa e é capaz de avaliar com segurança os cenários futuros, fica muito mais simples decidir sobre qual é o melhor momento para fazer novos investimentos, assumir um financiamento ou expandir seus negócios.

Reforça a eficiência operacional da empresa

Hoje, a contabilidade é um dos setores que mais contribui para a profissionalização de um negócio. Organizar as finanças e ter um controle rígido sobre a movimentação de todos os recursos, ativos e passivos, sem dúvida, são características típicas de empresas de sucesso.

Nesse sentido, a contabilidade estratégica também dá a sua contribuição. Ao reforçar o rigor técnico nas análises e acompanhamento dos resultados, imprimindo processos mais modernos e estratégicos, é possível alcançar uma melhor performance operacional.

Com as finanças da empresa mais bem documentadas, fica mais fácil controlar o orçamento, reduzir custos e identificar pontos de atenção. Tudo isso, direta ou indiretamente, permite otimizar as operações, seja viabilizando novos investimentos, seja eliminando pontos que drenam os recursos do negócio.

Aumenta a qualidade das entregas do contador

Os expedientes da contabilidade estratégica dependem de um maior aprofundamento quanto aos registros e análise dos dados do negócio. Desse modo, o profissional precisa se relacionar mais e melhor com os diferentes aspectos financeiros, tributários e fiscais do negócio.

Essa postura, na prática, permite entregas muito mais qualificadas. A necessidade de um estudo mais acurado das finanças vai muito além do simples cumprimento de obrigações acessórias por parte desse profissional, o que permite ao contador, com todo seu conhecimento e habilidade, prestar uma verdadeira consultoria acerca de questões como:

  • fluxo de caixa;
  • custos fixos e variáveis;
  • elisão fiscal;
  • gastos operacionais;
  • lucratividade e rentabilidade.

Todos esses conceitos exigem mais rigor na geração e manuseio das informações, o que acaba, também, por reduzir a probabilidade de erros nos processos, gerando cenários equivocados da empresa.

A contabilidade estratégica traz uma roupagem muito mais moderna para a empresa, em conformidade com a contabilidade 4.0. Em um cenário de alta competitividade, ter o apoio estratégico de profissionais e de dados concretos no processo de tomada de decisão é um diferencial valioso, especialmente quando se trata de uma pequena empresa, que precisa ser ainda mais eficaz na gestão dos seus recursos.

Veja também: Como engajar o seu time de contadores

Fonte: Soluti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *