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RPA pode aumentar a força de trabalho humana

Robotic Process Automation RPA

Robotic Process Automation RPA

Por André Scher*

Que a automação inteligente já é uma realidade a transformar os processos, muita gente sabe. A grande questão é entender como a RPA – automação de processos muda as responsabilidades humanas, sem eliminar empregos. A verdade é que a RPA (Robotic Process Automation) está liberando os colaboradores para lidar com volumes maiores de trabalho. Assim, eles podem se concentrar em atividades de maior valor para os negócios.

Veja mais em “Começa uma nova onda: a inteligência artificial avança no local de trabalho”

A RPA permite que as empresas configurem um software (ou robô) para capturar, interpretar e processar informações do negócio. Diferentes departamentos e áreas de companhias – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – estão adotando automações em vários níveis de maturidade. Isso está mudando drasticamente a maneira como essas empresas operam.

A tecnologia  pode ser subdividida em três categorias:

• Automação baseada em regras: robôs que obedecem um conjunto de regras predefinidas que descrevem tarefas.

• Automação de processos aprimorados/inteligentes: robôs que conseguem entender dados não estruturados, comunicação humana (ex: voz ou e-mail) e chegam a conclusões a partir de verificação cruzada de dados.

• Plataformas cognitivas: robôs que aprendem a partir de experiências de maneira similar aos humanos. Seu objetivo é realizar tarefas complexas, sem a interferência humana.

RPA e as novas funções nas organizações

Esta transformação criará espaço para novas funções e demandará novas atitudes dos analistas de negócios, dedicados a criar estratégias sobre o crescimento dos negócios e tornar os processos mais inteligentes.

Entre as novas funções, destacamos:

  • Os especialistas em RPA, para analisar se o novo processo está em conformidade com as exigências regulatórias,
  • Os avaliadores de RPA, para decidir o que automatizar,
  • Os estrategistas de RPA, responsáveis pelo gerenciamento de mudanças, necessário para tornar a RPA um sucesso,
  • E os curadores de dados, responsáveis por coletar e sanitizar dados utilizados pelos robôs.

As grandes organizações precisam inovar, executar e evoluir constantemente para se manterem competitivas. Hoje, os dados são uma grande parte dos processos. Temos tantos dados que precisamos não apenas digitalizar, mas também criar estruturas próprias para transformá-los em informações. E essas informações serão base para tomadas de decisão. As organizações precisam começar a jornada de automação inteligente, definindo os casos de uso e implementando as automações. Sempre de forma consistente e utilizando as melhores práticas.

Nos próximos anos, veremos a RPA impactando todos os processos de negócios em todos os departamentos. Entre eles, finanças e contabilidade, recursos humanos e atendimento ao cliente. As empresas que implantaram a RPA já começaram a ter benefícios maiores que 50% de aumento de eficiência. Essas empresas buscarão continuamente novas oportunidades de automação nos demais processos da corporação.

Fonte: IT Fórum 365

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