Por André Scher*
Que a automação inteligente já é uma realidade a transformar os processos, muita gente sabe. A grande questão é entender como a RPA – automação de processos muda as responsabilidades humanas, sem eliminar empregos. A verdade é que a RPA (Robotic Process Automation) está liberando os colaboradores para lidar com volumes maiores de trabalho. Assim, eles podem se concentrar em atividades de maior valor para os negócios.
A RPA permite que as empresas configurem um software (ou robô) para capturar, interpretar e processar informações do negócio. Diferentes departamentos e áreas de companhias – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – estão adotando automações em vários níveis de maturidade. Isso está mudando drasticamente a maneira como essas empresas operam.
A tecnologia pode ser subdividida em três categorias:
• Automação baseada em regras: robôs que obedecem um conjunto de regras predefinidas que descrevem tarefas.
• Automação de processos aprimorados/inteligentes: robôs que conseguem entender dados não estruturados, comunicação humana (ex: voz ou e-mail) e chegam a conclusões a partir de verificação cruzada de dados.
• Plataformas cognitivas: robôs que aprendem a partir de experiências de maneira similar aos humanos. Seu objetivo é realizar tarefas complexas, sem a interferência humana.
Esta transformação criará espaço para novas funções e demandará novas atitudes dos analistas de negócios, dedicados a criar estratégias sobre o crescimento dos negócios e tornar os processos mais inteligentes.
Entre as novas funções, destacamos:
As grandes organizações precisam inovar, executar e evoluir constantemente para se manterem competitivas. Hoje, os dados são uma grande parte dos processos. Temos tantos dados que precisamos não apenas digitalizar, mas também criar estruturas próprias para transformá-los em informações. E essas informações serão base para tomadas de decisão. As organizações precisam começar a jornada de automação inteligente, definindo os casos de uso e implementando as automações. Sempre de forma consistente e utilizando as melhores práticas.
Nos próximos anos, veremos a RPA impactando todos os processos de negócios em todos os departamentos. Entre eles, finanças e contabilidade, recursos humanos e atendimento ao cliente. As empresas que implantaram a RPA já começaram a ter benefícios maiores que 50% de aumento de eficiência. Essas empresas buscarão continuamente novas oportunidades de automação nos demais processos da corporação.
Fonte: IT Fórum 365